Bibliografia
ANGELONI, Maria Terezinha (coord.)
Organizações do conhecimento: Infra-estrutura, Pessoas e Tecnologias
São Paulo : Saraiva, 2002
O livro é resultado de um amplo trabalho de pesquisa em conjunto. A obra sistematiza um grande número de variáveis e visões sobre conhecimento organizacional, consolidando-as num modelo em três dimensões: a infra-estrutura, pessoas e tecnologias. É destinada a todos profissionais - de organizações públicas ou privadas, consultores, pesquisadores, professores e estudantes - que queiram compreender e se aprofundar na gestão dos saberes humanos e, de modo mais amplo, na gestão do conhecimento organizacional. Pelo debate que propicia sobre a gestão do conhecimento, pode-se obter os subsídios para a formulação de uma nova organização, na qual se observam não comportamentos prescritos, mas ações autônomas de mudança. A linguagem objetiva e descomplicada, a pertinência e atualização do tema e a abordagem inédita da área, baseada no tripé infra-estrutura, pessoas e tecnologia, tornam a obra adequada para os que querem entender, debater e contribuir para a melhoria das organizações em que estão inseridos.

DORNELLAS, José Carlos Assis
Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios
Rio de Janeiro : Campus, 2001
Escrita por um especialista brasileiro, esta obra é tanto um livro-texto para os cursos de empreendedorismo como um guia para os empreendedores interessados em criar um novo negócio. Buscando capacitar o leitor a partir dos conceitos indispensáveis do mundo dos negócios e estudos de casos reais de empreendedores brasileiros, todos os aspectos-chave são apresentados de forma didática e objetiva, incluindo: Como desenvolver um plano de negócios eficaz, efetuar uma análise de mercado e obter informações dos concorrentes; Como avaliar oportunidades na Internet - incluindo um exemplo completo de plano de negócios para uma empresa ponto-com; Como desenvolver uma estratégia de negócios vencedora, com conselhos práticos de empreendedores de sucesso; Como identificar as melhores opções e fontes de financiamento existentes no país (inclusive a fundo perdido!); Como dominar os aspectos legais envolvidos na criação de uma empresa (impostos, taxas, abertura da empresa...); Como proteger sua idéia (marcas e patentes)

DRUCKER, Peter


Desafios gerenciais para o século XXI
São Paulo : Pioneira, 1999

Este não é um livro de predições. Os desafios e as questões aqui discutidos já estão conosco em cada um dos países desenvolvidos e na maior parte dos emergentes, como Coréia ou Turquia. Eles já podem ser identificados, discutidos, analisados e tratados. Algumas pessoas já estão trabalhando neles; mas até agora poucas organizações e executivos o fazem. aqueles que trabalham nesses desafios hoje e se preparam para os novos desafios serão líderes e dominarão o amanhã. Os que esperarem até que estes tenham se tornado de fato questões "quentes" provavelmente ficarão para trás e talvez nunca se recuperem. Esse livro, portanto, é um apelo para ação.


RAMAL, Andrea Cecília; SALIM, Cesar Simões; HOCHMAN, Nelson et al
Construindo planos de negócios: Todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso
Rio de Janeiro : Campus, 2001
O movimento de empreendedorismo que acontece hoje no Brasil mostra a necessidade da elaboração de um Plano de Negócios para auxiliar na estruturação de qualquer empreendimento. Este livro apresenta todos os passos necessários para planejar e desenvolver um negócio de sucesso, integrando-o a diversas áreas e alcançando uma percepção do todo, para a realização de um negócio bem-sucedido. Uma equipe multidisciplinar elaborou este livro justamente para que pudesse transmitir, usando recursos de diferentes áreas de conhecimento, uma visão integrada de todos aspectos envolvidos num Plano de Negócios. Este é um livro objetivo e abrangente, que relaciona os conteúdos estudados com a vida cotidiana através de conceitos-chave, exercícios e cases . Com caráter pedagógico o leitor irá construindo o conhecimento a respeito do tema, alcançando uma nova perspectiva pessoal e profissional, fazendo de seu negócio um empreendimento vencedor. Este livro ensina: Os dez erros que jamais devem ser cometidos ao planejar uma empresa; Como projetar a expansão de um negócio; Um exemplo real para comparar os planos dos leitores; Exercícios e cases para aplicar e avaliar a aprendizagem

VERZUH, Eric
MBA compacto gestão de projetos
Rio de Janeiro : Campus, 2001
O que são os projetos, e por que tantas empresas estão se reorganizando para adotá-los? Por que o gerenciamento do projeto se tornou um mercado de trabalho tão popular? As respostas a estas questões estão neste livro que apresenta uma visão realista dos desafios encontrados no gerenciamento de projetos e das habilidades necessárias para a execução bem-sucedida de um projeto

GERBER, Michael E.
O mito do empreendedor
São Paulo : Saraiva, 2001
Desde o lançamento de O mito do empreendedor, muitos leitores e clientes de Michael Gerber vêm pedindo maiores esclarecimentos sobre suas idéias e conceitos.Para responder as perguntas e dúvidas, ele revisitou todos os princípios que abordou em cada capítulo, oferecendo tanto aos novos como aos antigos leitores a oportunidade de impulsionar seus negócios. O mito do empreendedor revisitado não é um livro sobre finais e, sim, sobre começos e sobre estar atento ao que está acontecendo neste momento. Esteja pronto para expandir o seu empreendimento.

 

Webmaster: webmaster@bogari.com.br
Copyright © 2001 Bogari Consultoria Gestão e Negócios Ltda.
Última atualização: 06 de Junho de 2001