Bibliografia
ALBERTIN, Alberto Luiz
Comércio eletrônico: Modelos, aspectos e contribuições de sua aplicação
São Paulo : Atlas, 2000
Este livro tem por objetivo expor os principais conceitos de Comércio Eletrônico. O Autor apresenta, discute e propõe contribuições teóricas e práticas da utilização de Comércio Eletrônico, do ponto de vista de Administração e Uso Estratégico de TI. Sumário: Comércio eletrônico e o ambiente empresarial; Aspectos, estrutura de análise, conclusões, situação atual e tendências de comércio do comércio eletrônico

ALDRICH, Douglas F


Dominando o mercado digital: Estratégias práticas para competitividade na nova economia
São Paulo : Makron Books, 2001
A Última Palavra em Economia Digital
"Wall Street está cada vez mais concentrada nas competências de valor agregado das corporações. Esboçando um guia prático para ter sucesso na economia digital, este livro proporciona aos executivos uma estrutura para maximizar o valor ao acionista. Isto é o que faz deste livro um recurso valioso." - Elizabeth Mackay Estrategista-chefe de investimentos, Bear, Stearns & Co. Inc. "O futuro digital está presente! Este fascinante livro o guiará às claras através da arena de alta tecnologia de hoje com inúmeros exemplos e uma valiosa introvisão" - Stephen R. Covey autor de 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficientes. "Dominando o Mercado Digital é uma ferramenta de navegação (para a economia eletrônica) tão boa quanto qualquer outra que você pode achar em qualquer lugar. Doug Aldrich trabalha com esses temas diariamente e sua experiência prática transparece em cada página". - Thomas H. Davenportprofessor de Sistemas de Gestão de Informação Escola de Administração da Universidade de Boston "Dominando o Mercado Digital é 'leitura obrigatória' para a alta administração, se eles pretendem assegurar a sobrevivência e o crescimento de suas empresas na economia digital … Os estudos de caso e as vinhetas proporcionam lições inestimáveis aprendidas, se apenas o leitor se der ao trabalho de ler e pensar." John G. Sifonis Autor de Pronto para a Internet: A Corporação na Corda-Bamba e Planejamento Dinâmico. "Dominando o Mercado Digital desafia a imaginação e expõe porque nossas experiências passadas não nos servirão à medida em que inventamos nosso futuro num universo digital." - Lloyd D. Ward Presidente e CEO da Maytag Corporation

AMOR, Daniel
A (R)evolução do e-business: Vivendo e trabalhando em um mundo interconectado
São Paulo : Makron Books, 2000
Este livro é um guia completo com cases para empreendedores e executivos elaborarem planos para e-business, incluindo e-commerce. Você aprenderá como escolher as tecnologias corretas, evitar armadilhas legais de e-business; e muito mais. O livro contém: * Planejamento para e-business: sistemas de retaguarda, opções de tecnologia, ISPs e arquitetura * Atividades de Marketing: personalização, conteúdo, afiliações, localização, promoção, publicidade, avaliação, etc * Construção de sites ¨envolventes¨: como atrair e reter clientes * Instrumentos de busca, portais, agentes inteligentes e outros * Shopping, Procurement, e tecnologias operacionais baseadas na Internet - e suas aplicações de negócio * O que você precisa saber sobre segurança na Web

BARRENECHEA, Mark J.
E-business ou fora do negócio: A estratégia da Oracle para lucrar na nova economia
São Paulo: Makron Books, 2001
As vantagens para os negócios hoje disponíveis através da Internet são tão numerosas quanto poderosas. As empresas podem agora conduzir os negócios globalmente, manter contato instantâneo tanto com fornecedores quanto com clientes, agregar novos produtos ou serviços literalmente da noite para o dia - e reduzir drasticamente o custo de transações e interações em toda a cadeia. Essa transformação pode aumentar sua competitividade pela compreensão - e maximização do valor comercial - da World Wide Web. e-Business ou Fora do Negócio é o relato de como a Oracle tornou-se a primeira empresa de software a passar todas as suas operações essenciais para a Internet, tais como: * Conciliar novas estratégias de negócios pela internet com as operações tradicionais. * Cortar despesas de TI e padronizar processos. * Interagir com cada cliente de forma consistente e eficaz. * Acumular informações sobre os clientes de forma sistemática e conciliá-las com dados preexistentes. * Colocar em ação novos produtos e processos internamente - no momento em que são disponibilizados. * Consolidar databases e sistemas de informática separados em um único database global. * Coordenar aplicativos de múltiplos fornecedores. * Integrar a automação de todas as funções do negócio - marketing, vendas, serviços, call centers, profissionais de campo, RH, finanças e compras. Além de estudos de casos de empresas reais, que vão da Oracle à Microsoft e da General Motors à Boeing, este livro fornece um esquema detalhado de como qualquer empresa pode efetivamente usar a Internet para reestruturar-se e competir com sucesso na emergente economia digital

BROWN, John Seely; DUGUID, Paul.
A vida social da informação: O caminho para o futuro é, paradoxalmente, não olhar para a frente, mas sim também ao redor.
São Paulo : Makron Books, 2001
Durante anos, os experts previram que a tecnologia da informação eliminaria necessidades e hábitos sociais arraigados na sociedade - idas aos supermercados e shoppings centers, visitas a organizações empresariais e agências de turismo, presença física em escolas e universidades bem como outras atividades que estimulam a vida social. A tecnologia traria tudo para dentro de casa. Os usuários, no entanto, têm demonstrado estarem céticos a esse respeito. Aturdidos pela abundância de informações e pela rápida evolução da tecnologia eles têm muita dificuldade para explorar o verdadeiro potencial da revolução digital. Com base em suas experiências profissionais como cientista-chefe e pesquisador-especialista, os autores auxiliam as pessoas em sua busca por informações e mostram como muitas das ferramentas, cargos e organizações aparentemente fadados à extinção fornecerão recursos sociais úteis que as pessoas lutarão para manter. Em A Vida Social da Informação os autores nos conduzem pela simplicidade das informações e das pessoas e nos revelam como um melhor entendimento da contribuição que as comunidades, organizações e instituições fazem para o bem-estar social, o aprendizado, trabalho e inovações, pode levar-nos à utilização mais rica possível da tecnologia em nosso trabalho e em nossa vida

BROWN, Stanley A.
CRM - Customer Relationship Management: Uma ferramenta estratégica para o mundo do e-business
São Paulo : Makron Books, 2001
A mudança do foco/produto para o foco/cliente obrigou as empresas a modificar totalmente o relacionamento com seus clientes objetivando a satisfação plena de suas necessidades. A concorrência crescente e as exigências de qualidade cada vez maiores levaram as empresas a investirem nesse relacionamento como estratégia de negócio. CRM é uma ferramenta que integra uma abordagem de parceria cliente/empresa. É um processo empresarial para obter conhecimentos de seus clientes e melhorar e automatizar o processo dos negócios que agregarão valores a clientes, fornecedores e funcionários. Este livro detalha tudo o que é preciso para conquistar a eficiência no gerenciamento do relacionamento com o cliente. Veja: · o que é CRM e como você pode empregá-lo para uma vantagem competitiva; · tendências e ações recomendáveis para a liderança em CRM; · sucessos e fracassos de organizações do mundo todo que implementaram o CRM; · as 20 etapas fundamentais da implementação do CRM; · o papel das pessoas, processos e tecnologia para que o CRM funcione; · como definir estratégias para clientes, canais, produtos e infra-estruturas.
A geração seguinte do CRM, o e-CRM, envolve a integração de novas tecnologias da Web, para que sua empresa mantenha relacionamentos com milhares ou até milhões de clientes, mas em escala pessoal (um-para-um). CRM - Customer Relationship Management: · explica como as novas tecnologias facilitam o CRM; · mostra como as soluções administrativas desenvolvem a eficiência no atendimento final; · tem exemplos e estudos de casos de empresas que integraram novas tecnologias da Web com canais tradicionais obtendo o composto de marketing perfeito (para interação com os clientes); · demonstra como implementar e integrar diversas tecnologias de CRM em uma única; · traz contribuições de parceiros e profissionais de alto nível em consultoria de CRM da PricewaterhouseCoopers

BUNNELL, David.
A conexão CISCO: A Verdadeira História da Superpotência da Internet
Rio de Janeiro : Campus, 2000
A Cisco Systems é conhecida entre a elite tecnológica no Vale do Silício como uma das mais bem- sucedidas empresas a surgir no Vale em muitos anos. Foi apelidada como a próxima Superpotência da informática. A obra conta a história de dois namorados de faculdade na Universidade de Stanford que fundaram juntos a empresa há quinze anos e tem todos os ingredientes que compõem um livro interessante - amor, dinheiro, um ou dois vilões, golpes empresariais e o doce sabor da vitória. A Conexão Cisco destaca ainda a incrível habilidade da companhia para comprar outras empresas e torná-las parte de um imenso conglomerado; e sua altamente desenvolvida utilização de tecnologia e sua incomum cultura sólida. Destacando a perspectiva dos executivos de alto nível da Cisco e seus competidores, este livro revela como a tecnologia, os funcionários e mesmo a concorrência se combinaram para fazer da Cisco possivelmente a empresa mais importante a moldar o futuro das comunicações

CABRAL, Arnoldo Souza; YONEYAMA, Takashi
Economia digital: Uma perspectiva estratégica para negócios
São Paulo: Atlas, 2001
Este livro oferece conhecimentos básicos da ciência econômica a profissionais que necessitam tomar decisões estratégicas em seus negócios. Utilizando uma linguagem informal e intuitiva, sem, porém, prescindir de rigor e consistência lógica, aborda temas relevantes no contexto da Economia Digital e Comércio Eletrônico. Tenta destilar a essência dos conceitos econômicos, cotejando-os com suas implicações nas atividades vivenciadas por empresários do setor. São os seguintes os tópicos abordados: questões e princípios básicos da Economia; mercado digital: rede de computadores e produtos digitais; comportamento do consumidor; comportamento da oferta; equilíbrio e alterações nas condições de mercado; custos e preços na concorrência perfeita; concorrência imperfeita e o equilíbrio de mercado; produtos digitais diferenciados; órgãos reguladores e fiscalizadores; inovação tecnológica na estratégia empresarial; impactos macroeconômicos no mercado digital; aspectos socioeconômicos do mercado digital

CARDOSO, Mário Sérgio; GONÇALVES Filho, Cid
CRM em ambiente e-business: Como se relacionar com clientes, aplicando novos recursos da Web
São Paulo : Atlas, 2001
O livro cumpre duas funções primordiais: - iniciar o leitor no mundo do "marketing tecnológico", através de um bom histórico da evolução das ferramentas de tratamento/análise de dados empresariais e, em particular, de dados de clientes, e faz uma abordagem da influencia da Internet nesse campo; - dar uma clara visão de CRM e suas vantagens, abordando com pertinência as armadilhas de decisões estratégicas incompletas ou inconsistentes. O roteiro final, fruto da experiência pessoal do autor como consultor de empresas, é bastante preciso e constitui `a coluna vertebral' de um projeto de implantação de CRM. Leitura recomendável principalmente para os profissionais de Marketing e de Tecnologia da Informação, porque esclarece os papéis das duas áreas dentro do processo de implantação do CRM. Recomendado também aos profissionais das demais áreas administrativas, devido à universalidade dos conceitos tratados

CAVALCANTI, Marcos; GOMES, Elisabeth; PEREIRA, André
Gestão de empresas na sociedade do conhecimento: Um roteiro para a ação
Rio de Janeiro : Campus, 2001
Este livro é uma tentativa de instigar o debate sobre a Sociedade do Conhecimento e da posição de países como o Brasil dentro deste novo panorama onde a informação e o uso da tecnologia são fundamentais para o progresso das empresas. Os autores mostram que, se as empresas brasileiras forem proativas e escolherem os nichos certos, podem ser líderes em vários setores intensivos em conhecimento. Para tanto mostram o exemplo de empresas como a Módulo e a Embraer, além das empresas de propaganda, a música e a televisão brasileiras. Neste livro, os autores apresentam um novo modelo de gestão chamado de Inteligência Empresarial. É um modelo adequado para administrar empresas na sociedade do conhecimento e para fazer a gestão de “empresaspontocom”. A segunda parte do livro, discute sobre os Capitais do Conhecimento, os ativos intangíveis das empresas. Na terceira parte, há a descrição do processo de gestão da Módulo: um guia para transformar conhecimento em valor

CHRISTENSEN, Clayton
O dilema da inovação: Quando novas tecnologias levam empresas ao fracasso
São Paulo : Makron Books, 2001
Este livro assume a posição radical de que grandes empresas fracassam exatamente porque fazem tudo certo. Ele demonstra por que boas empresas, mesmo mantendo sua antena competitiva ligada, ouvindo os clientes e investindo agressivamente em novas tecnologias, perderam sua liderança no mercado quando se confrontaram com mudanças tecnológicas de ruptura e incrementais na estrutura do mercado. E conta como evitar um destino semelhante. Usando as lições de sucesso e fracasso de companhias líderes, O Dilema da Inovação apresenta um conjunto de regras para capitalizar o fenômeno da inovação de ruptura/incremental. Estes princípios ajudarão os administradores a determinar quando é certo não ouvir os clientes, quando investir no desenvolvimento de produtos com menor desempenho que prometem margens menores e quando buscar mercados menores às custas daqueles aparentemente maiores e mais lucrativos. Muitas empresas, sejam de bens de consumo ou serviços, tecnologia de ponta ou não, ou competidores que atuam em ambientes corporativos de mudanças rápidas ou de evolução lenta enfrentam agora o dilema da inovação. Manter-se próximo do cliente é imprescindível para o sucesso, mas o crescimento e o lucro de longo prazo freqüentemente dependem de uma fórmula de gestão muito diferente. Este livro ajudará os administradores a antever as mudanças com que poderão se deparar e como responder para alcançar o sucesso

COMER, Douglas
Redes de computadores e internet
Porto Alegre : Bookman, 2001
Segunda edição de um best-seller escrito para responder a uma questão básica: como operam as redes de computadores e as inter-redes? Douglas E. Comer, uma das maiores autoridades no assunto, produziu um texto que explica a ligação em rede, dos níveis mais baixos (transmissão de dados e cabeamento) até os mais altos (software aplicativo). Em cada nível, mostra como as aplicações usam transferência confiável de dados para fornecer serviços de alto nível. Este é um texto indicado para estudantes de graduação e de pós-graduação que possuam pouco ou nenhum conhecimento em redes. Não usa matemática sofisticada, nem exige grandes conhecimentos sobre sistemas operacionais. Dividido em quatro partes, abrange transmissão de dados, transmissão de pacotes, ligação inter-redes e aplicativos de rede

DAVIS, Stan; MEYER, Cristopher.
A riqueza do futuro
Rio de Janeiro : Campus, 2000
Na economia conectada prosperam os negócios que buscam a rapidez, a conectividade, e o valor intangível. Este livro aborda o aspecto financeiro da economia, concentrando-se nos aspectos financeiros relativos a todas as pessoas, negócios e a sociedade em geral. Segundo os autores, à medida que a conectividade prolifera, qualquer um pode negociar qualquer coisa de valor eletronicamente. Para Davis e Meyer, em breve, todo indivíduo irá participar do mercado financeiro -- entendido como negócio de risco -- a um só tempo como negociador e negociado. As estratégias do e-commerce (comércio eletrônico) e as empresas da Internet de hoje são o estágio atual de desenvolvimento da economia conectada. E os três princípios que a definem são:
Velocidade: Mudanças constantes são mais saudáveis do que estabilidade.
Conectividade: Sistemas abertos prosperam, sistemas fechados definham.
Intangíveis: O virtual supera o real

DERFLER, Frank J.
e-Business essencial: Práticas bem-sucedidas de e-business - dos especialistas da PC Magazine
São Paulo : Makron Books, 2001
O e-business trata essencialmente dos relacionamentos entre sua empresa e fornecedores, parceiros de negócios, clientes e funcionários. Este livro descreve as maneiras de usar a Internet para expandir e alavancar essas relações. O team de especialistas da PC Magazine explica o porquê da existência do e-business, como as pessoas e empresas envolvidas atuam e qual a repercussão dessa nova estratégia - tudo explicado de forma simples e clara. Os autores elucidam os segredos dos jargões da área e fornecem observações e dicas proveitosas. Quer seu negócio seja um escritório residencial ou uma empresa, existem contatos, diagramas e sugestões neste livro que poderão ajudá-lo. O valor oculto de se comprar suprimentos comuns on-line. Como encontrar e afiliar-se a um mercado especializado em seu ramo de atividade. Dicas sobre projetos de Web sites. Os modos mais rápidos de construir uma loja virtual de varejo. Dicas sobre onde e como hospedar um Web site. As melhores formas de se comunicar com seus funcionários. As técnicas para combinar suas aplicações em um navegador. As muitas formas de se comunicar com seus consumidores ou clientes. Os melhores conselhos sobre como implantar uma rede para e-business. Sugestões atualizadas sobre como controlar o tráfego, evitar invasões e vírus. Informações importantes sobre privacidade e segurança. PC Magazine é a revista mais bem-sucedida entre as que abordam a tecnologia do mundo dos negócios. Atualmente, sua missão editorial é analisar, avaliar e revisar todas as soluções tecnológicas que constituem o e-business moderno. Seu objetivo é cooperar com os estrategistas da tecnologia orientada aos negócios, desde os que administram pequenas empresas aos CEOs de multinacionais, para que tomem as decisões estratégicas em suas empresas

EARLE, Nick; KEEN, Peter
De .com para .lucro
Rio de Janeiro : Campus, 2001
Este livro apresenta os fundamentos de que as empresas necessitam para passar da antiga era .com para a emergente era .lucro. Nick Earle, líder da força impulsionadora por trás da estratégia de âmbito mundial da Internet da Hewlett-Packard, e Peter Keen, um visionário do mundo dos negócios e da tecnologia, têm antecipado tendências online e as transmitido para gerentes por mais de vinte anos. Aqui eles se uniram para prognosticar o futuro do comércio pela Internet e apresentar os seis principais imperativos que determinarão a diferença entre as e-empresas que alcançarão o sucesso e as que não o alcançarão na próxima década. Earle e Keen mostram aos gerentes como aperfeiçoar a logística, cimentar os relacionamentos, desenvolver as marcas, transformar as estruturas do capital e dos custos, harmonizar os canais de vendas e fornecer os serviços essenciais para o oferecimento de valor e lucros na Web. Utilizando exemplos da Hewlett-Packard e de outras empresas de ponta do mundo inteiro, os autores vão além da explosão da Internet para apresentar ações estratégicas nas principais áreas da tecnologia, das finanças e do marketing. Neste processo, eles fornecem todas as informações úteis, idéias oportunas e orientações práticas de que os gerentes necessitam para elaborar planos empresariais que realmente funcionem na nova economia

EVANS, Philip; WURSTER, Thomas S.
A explosão dos bits: Estratégias na E-conomia as forças que definem as estratégias vencedoras na Internet
Rio de Janeiro: Campus, 2000
Segundo os autores deste livro, a nova economia da informação está acabando com a relação de intercâmbio existente entre riqueza e abrangência, minando as bases da estratégia de negócios tradicional. A obra revela como a difusão da conectividade e de padrões comuns está redefinindo os canais de informação que fazem a ponte entre as empresas e seus clientes, fornecedores e funcionários. Mostra como criar novas estratégias que refletem um mundo em que a riqueza e a abrangência caminham lado a lado e como aproveitar ao máximo as novas forças que moldam a vantagem competitiva. Entre os capítulos se incluem:
Riqueza e abrangência; Desconstrução; O fim da intermediação; A corrida por abrangência; A corrida por afiliação; A corrida por riqueza; A desconstrução das cadeias de fornecedores

FIORE, Frank
e-Marketing estratégico: Como e por que impulsionar as vendas pelo e-commerce
São Paulo : Makron Books, 2001
A próxima geração de e-commerce já começou. Daqui para frente, vender qualquer coisa, em qualquer lugar, de qualquer maneira, a qualquer hora e a qualquer preço será a norma para se fazer negócios na Internet. Sua empresa terá de aprender o novo 'caminho das pedras' e aplicá-lo à sua estratégia de e-marketing. Este livro o ajudará a entender como posicionar, estabelecer o preço e promover sua empresa aos consumidores on-line dentro das constantes mudanças da Internet. Os tópicos mais inovadores incluem: - Dez regras para fazer negócios na nova economia - Como proteger sua empresa, sua marca e o seu cliente - Como adquirir clientes com marketing viral, de permissão e afiliado - Como lidar com a determinação dinâmica de preço, robôs de compras e estratégias de compras sem fio - E muito mais

FRANCO Jr., Carlos F.
E-business: tecnologia da informação e negócios da internet
São Paulo: Atlas, 2001
A Internet está causando uma revolução na sociedade e, principalmente, no mundo dos negócios. As internets, intranets e extranets dão a dimensão global do e-Business. Em 2000, o Brasil já havia se tornado o segundo país do mundo em provedores de acesso à Internet e já mostrava a maior taxa de crescimento em número de usuários. Esse fenômeno introduz a importância do país no mercado mundial de negócios baseados na Internet, chamando a atenção pelo fato de não termos significativa bibliografia em e-Business, proporcional às dimensões do mercado brasileiro. Diante dessa constatação foi elaborado este livro, que objetiva suprir essa lacuna. A começar pela sua preocupação em oferecer ao aluno o roteiro básico da matéria apresentada, ilustrando cada capítulo com a apresentação de Estudos de Casos. Seu conteúdo engloba: diferentes áreas de atuação, por segmento econômico, do e-Business; principais tendências no e-Business; paradoxo econômico da tecnologia de informação (PTI); gestão pela integração total (GIT) no e-Business; visão sistêmica aplicada a banco de dados para e-Business (e-BDB); foco no cliente: inversão da cadeia de valores no e-Business; e-Business integrado ao cliente: customer relationship management (e-CRM); integração e-business e enterprise resource planning (e-ERP); e-selling chain management: e-commerce; e-supply chain management (e-SCM); minimização dos custos no e-business: e-procurement; e-business inteligente: sistemas de suporte à decisão (e-SSD) - decision support system (e-DSS)

FOINA, Paulo Rogério
Tecnologia da Informação: planejamento e gestão
São Paulo: Atlas, 2001
Uma empresa moderna não pode mais conviver com uma administração antiquada de seus recursos computacionais. A utilização correta de sua infra-estrutura, assim como seu dimensionamento adequado, permitirão à empresa assumir uma posição competitiva num mercado cada vez mais globalizado. Os novos administradores da Tecnologia de Informação devem ser capazes de lidar com os assuntos técnicos e ao mesmo tempo alinhar a infra-estrutura disponível às estratégias de negócio adotadas pela empresa. A Tecnologia de Informação, se bem administrada, pode ser uma importante vantagem competitiva para as empresas, criando ou aperfeiçoando produtos de base tecnológica. Este livro traz uma abordagem completa e ampla dos problemas e técnicas de gerenciamento da Tecnologia de Informação nas empresas modernas. Repleta de estudos de casos reais, esta obra abrange desde os assuntos eminentemente técnicos até as questões de gerenciamento de recursos humanos e controle financeiro

GREENBERG, Paul.
CRM na velocidade da luz: Customer Relationship Management
Rio de Janeiro : Campus, 2001
Na Nova Economia do século XXI, a perda de tempo traduz-se em perda de clientes, o que significa perda de dinheiro. Mas como manter o ritmo quando os clientes estão se movendo cada vez mais rápido em suas demandas por atendimentos mais velozes? Como manter seus clientes, quando a mudança para um outro fornecedor é tão simples quanto clicar um mouse sobre a tela? CRM é a resposta. Esta estratégia que lança mão de várias tecnologias avançadas, é o meio de focar os negócios neste novo século. CRM - Customer Relationship Manager mostra como compreender essas estratégias, conhecer os personagens e entender para onde aponta a tecnologia. Este livro revela estratégias bem sucedidas para a alavancagem das mais modernas tecnologias, voltadas à conquista e à manutenção de clientes, mesmo quando a competição é cerrada. Greenberg enfoca as tecnologias baseadas na Web disponíveis para a implementação de um sistema CRM e explicita como selecionar as ferramentas certas para cada negócio - ferramentas que vão possibilitar o aumento da interatividade e do auto-serviço para clientes on-line

HAMEL, Gary
Liderando a revolução
Rio de Janeiro : Campus, 2001
Um dos principais pensadores em gestão empresarial do mundo propõe um plano de ação para transformar empresas e indivíduos em revolucionários setoriais. As novas empresas revolucionárias como Dell, eBay, Yahoo!, The Home Depot, Gap, Amazon.com. e outras se infiltram em todos os setores de atividade, mundo afora, e estão explodindo os velhos modelos de negócios e construindo outros absolutamente inéditos. Mais do que edificando a "nova economia" — estão forjando uma nova ordem de negócios onde a imaginação conta mais do que o capital. Para prosperar na era da revolução, as empresas precisam adotar uma agenda inédita de inovações radicais e, baseado nisto, este livro:
Explica os princípios subjacentes à inovação radical; Analisa a procedência dos novos e revolucionários conceitos de negócios; Identifica os principais critérios organizacionais para a construção de empresas atraentes para ativistas e prontas para a revolução; Detalha as medidas que transformam a inovação em capacidade duradoura das empresas

HARTMAN, Amir; SIFONIS, John
Pronto para a web
Rio de Janeiro : Campus, 2001
No mundo dos negócios, a bola da vez são os empreendimentos via Rede, o comércio eletrônico, ou E-commerce. Este livro, escrito por dois autores da Cisco Systems, descreve as empresas do Século 21 que estarão realmente capacitadas para a Rede: seu aspecto, sua forma de operar, seu relacionamento com as outras instituições orientadas para o comércio eletrônico. São identificados os novos parâmetros da E-conomia, tomando como amostra as especialíssimas estratégias orientadas para o mundo digital que a Cisco desenvolveu para este novo cenário de atuação, mostrando aos leitores como armar um instrumental para explorar cada uma delas. A obra poderá acelerar os passos das empresas na direção da Internet mostrando como:
- Estruturar a empresa para o sucesso no E-mercado
- Planejar a liderança E-comercial
- Organizar modelos de administração para otimizar o ingresso na Rede
- Acoplar estratégias comerciais e digitais
- Identificar oportunidades nas quais a empresa pode ocupar a liderança

HUTT, Michael D.; SPEH, Thomas W.
B2B: Gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais
Porto Alegre : Bookman, 2002
Líder de mercado em sua categoria, esta obra trata da forma completa e atual do marketing business-to-business (B2B), abrangendo os mais recentes avanços em análise de mercado, gerenciamento do relacionamento, gerenciamento da cadeia de suprimentos, estratégia de marketing e comércio eletrônico. Os autores optaram pelo enfoque gerencial do marketing B2B, estabelecendo uma vinculação direta entre o texto e a tomada de decisão. Os casos oferecem uma panorama amplo e capaz de permitir aos professores moldarem o curso às suas preferências. O livro está dividido em seis partes: A Parte I apresenta as características específicas do ambiente de marketing B2B, examinando cuidadosamente as forças que cercam a decisão de compra nas organizações; A Parte II volta-se para o gerenciamento do relacionamento com os clientes, da cadeia de suprimentos e para o comércio eletrônico; A Parte III concentra-se nas técnicas aplicadas na avaliação das oportunidades de mercado; A Parte IV concentra-se no planejamento e projeto da estratégia de marketing para os mercados industriais e organizacionais; Na Parte V são examinadas as técnicas de avaliação de estratégia e desempenho em marketing B2B; A Parte VI reúne 18 casos, um deles elaborado especialmente para esta edição brasileira, isolando um ou mais problemas de marketing B2B

HOQUE, Faisal
e-Enterprise: business models, architecture, and components
Cambridge : Cambridge University Press, 2000
How does a company succeed in the volatile world of e-commerce? The real challenge is to fully leverage the potential of the Internet as a means to building an agile enterprise. In e-Enterprise Faisal Hoque provides a business vision and a technological method for building an agile, electronically-based enterprise using reusable components. Aimed at CIOs, CEOs, and technologists alike, e-Enterprise explores the strategic challenges faced by companies as they embrace business in the networked economy of the future. It takes a step beyond the simple transaction-based e-commerce model and shows how a business can truly take advantage of rapidly evolving technology

KARSAKLIAN, Elaine
Cybermarketing
São Paulo : Atlas, 2001
Este livro é acessível a todas as pessoas que se interessam pelo comércio eletrônico, seja por motivos pessoais ou profissionais, por utilizar uma linguagem objetiva, didática e explicativa. Distingue-se das demais obras do gênero pelo fato de abordar o comércio eletrônico do ponto de vista mercadológico. Não se trata apenas de uma transposição das teorias de marketing do mundo real ao mundo virtual, mas de um enfoque voltado para a nova economia ou ainda a "net-economia". Para facilitar a leitura, a compreensão dos termos utilizados e o acesso ao mundo virtual, traz um glossário, bem como uma lista de endereços de sites. Além disso, contém exemplos, anúncios publicitários e tabelas utilizados para ilustrar os conceitos e situações apresentados no texto. Cybermarketing descreve um novo contexto comercial, demonstrando o panorama composto por seus diferentes atores. Apresenta o mercado virtual do ponto de vista do consumidor, evocando as particularidades do cybercliente, dos profissionais da área, citando as profissões mais requisitadas, e do público em geral, quando aborda a importância da informação em tempo real. Concebido para ser pragmático e operacional, o livro fornece, ao final de cada capítulo, sugestões para integrar a internet na estratégia mercadológica. Enfim, ele não possui fronteiras, pois trata do comércio eletrônico num espectro totalmente internacional, com informações provenientes de vários países

LESSARD, Bill; BALDWIN, Steve
Escravos da internet: Casos verídicos de pessoas que trabalham com a internet
São Paulo : Makron Books, 2001
Casos verídicos de pessoas que trabalham com a Internet Por trás da propaganda e do exagero da mídia encontram-se milhares de pessoas tentando - contra todas as probabilidades - ganhar a vida decentemente enquanto mantêm todas as coisas funcionando. Nos cantos escuros da Web, eles batalham. Escravos da Internetet: NetSlaves oferece relatos de testemunhas oculares de horas extenuantes, de trabalho, ausência total de gerenciamento e golpes traiçoeiros crônicos em um setor que não possui regras efetivas. Conheça: * Um assistente técnico acorrentado a suas tarefas 24 horas por dia, pelo telefone celular e pelo bip. * Um trabalhador temporário - que, na prática, se tornou "permanente" - a quem foram negados um plano de saúde e um salário decente, mesmo após haver trabalhado durante anos em tempo integral. * Um engenheiro que trabalhava para o maior produtor mundial de chips, despedido após ter sua saúde destruída pelo excesso de trabalho, que se decide por criar um site para denunciar empresas que cometem o mesmo tipo de abuso. * Uma provedora de conteúdo que foi demitida, sem razão aparente, tão logo a recém-inaugurada empresa, para a qual trabalhava, começou a dar lucro. * Um ardiloso vendedor, que ganhava milhões comercializando PCs a preço reduzido, cuja única garantia oferecida aos compradores é a de não pegar fogo. Esses são, portanto, os Escravos da Internet e suas histórias constituem aquilo que não se incluia em toda a conversa radiante sobre o futuro da Web. Escravos da Internet foi escrito pelos criadores do conhecido site www.netslaves.com. Baseado em entrevistas com pessoas que operam em alguma função relacionada com o espectro de ocupações proporcionado pela Internet, o livro oferece relatos bem-humorados - e outros nem tanto - de testemunhas oculares das extenuantes horas de trabalho, do gerenciamento amadorístico, das pressões desumanas e do estresse que induz à paranóia enfrentados por homens e mulheres que trabalham na fronteira do e-business. Essas "histórias de horror" são todas verídicas. E uma coisa é também verdade: Você não conhece de fato a Net antes de travar conhecimento com os Escravos da Net

LEVINE, Rick et al
O manifesto da economia digital
Rio de Janeiro : Campus, 2000
Por meio da Internet as pessoas estão descobrindo novas formas de partilhar conhecimentos relevantes com velocidade alucinante. Em conseqüência, os mercados estão ficando espertos, com mais velocidade do que a maioria das empresas. Este livro sinaliza e explora uma mudança de maré que já esta se tornando uma enchente no mundo conectado de hoje. Rico mosaico de casos, lições, paródias, percepções e previsões, a obra ilustra como a Internet reformulou radicalmente as “leis imutáveis” dos negócios – e o que as empresas precisam conhecer para sobreviver ao terremoto

LIMA, Frederico O.
A sociedade digital
Rio de Janeiro : Qualitymark, 1999
O autor apresenta uma reflexão sobre o impacto da tecnologia digital na nossa visão de mundo e na forma pela qual iremos acessar o conhecimento para atuarmos de forma produtiva nesta nova sociedade. Sem pretensão de esgotar o tema, Frederico Lima privilegiou os aspectos que afetam os profissionais que atuam no ambiente empresarial, mostrando que eles precisam rever suas certezas e aprender a aprender. Conteúdo: Uma Visão Geral; Tecnologia e Sociedade; Tecnologia e Cultura; Tecnologia e Educação; Tecnologia e Educação Organizacional

MCKEOWN, Max
e-Customer: Inspire the wired generation
Financial Times/Prentice Hall, 2000
''E-Customer'' teaches how to find who the real customers are at the other end of the network. It will show how business can connect with them so that the whole product life-cycle becomes interactive, not just the selling and customer service stages. It will show how the wired world is transforming customer perceptions of value, and how business should reorganise itself to deliver on this. The market has been Amazoned to death. Presenting statistics, research, case studies, options and anecdotes, this book helps to look at new examples and better roadmaps to demonstrate how to re-architect organisations

MODHAL, Mary
Agora ou nunca!: Como ganhar a guerra pelos consumidores na Internet
Rio de Janeiro : Campus, 2001
Este livro examina o que as empresas devem fazer para vencerem na guerra pelos consumidores na Internet e para criarem valores que perdurem em um negócio na grande rede. A Internet altera diversas regras de se fazer negócios e a obra faz referências sobre tais mudanças, com a observação de que as regras mais importantes, tais como “conheça seu freguês”, “adicione um valor real” e “diferencie de seus competidores”, não mudaram em nada. Segundo a autora, as empresas devem cumprir três objetivos para alcançar o sucesso:
Compreender os consumidores na Internet; Explorar os modelos de empreendimentos da Internet; Confrontar a gravidade dos métodos antigos de se fazer negócio

NEWELL, Frederick
Fidelidade.com: CRM - O gerenciamento das relações com o consumidor na era do marketing pela internet
São Paulo : Makron Books, 2001
Este livro ressalta o significado da nova tecnologia para os profissionais de marketing em todos os campos, fornecendo técnicas fáceis para criação e implementação de estratégias de CRM efetivas e orientadas para resultados. Repleto de explicações práticas, resultantes da profunda análise do comportamento de clientes e de técnicas de construção de relacionamento que exploram os mais recentes avanços tecnológicos, o livro mostra como oferecer aos clientes o que eles querem comprar, em vez do que você quer vender a eles - e ganhar a participação do cliente, e não participação de mercado. É mais fácil falar que fazer? fidelidade.com fornece mais do que conversa fiada. Os cases específicos revelam as estratégias de empresas que aprenderam a alavancar a capacidade das informações fornecidas pelos clientes, determinar o que poderá fidelizá-los a cada contato, seja marketing de consumo ou entre empresas, via voz ou pela Internet. Só neste livro você aprenderá: * O por quê de a fidelidade do cliente não poder ser comprada. * Três perguntas simples que você deve responder para tornar o marketing pela Internet mais efetivo. * Novas habilidades que os funcionários precisarão para maximizar as novas ferramentas. * Técnicas de impressão digital que farão cada mala direta se comunicar com seu receptor - e reduzirão imensamente o custo de impressos coloridos. * Estratégias de data mining para ajudá-lo a interpretar seus dados e aumentar os lucros por meio de aprendizado contínuo e incremental. * Os mitos do mercado (das lojas) em extinção. * Estratégias específicas para prepará-lo para a próxima era da televisão interativa. * Técnicas de call center para reduzir a espera na linha, à medida que você reúne e aplica conheci-mentos obtidos do cliente. * As técnicas que os inovadores de hoje estão usando na Internet para conduzir o tráfego às lojas - em vez de substituir os estabelecimentos reais. A atual tecnologia da Internet torna mais fácil e mais importante que nunca descobrir exatamente o que seus clientes querem, e vender a eles. Deixe fidelidade.com mostrar-lhe como usar a Web para com-preender e aprender os valores que são importantes para clientes individuais, aplicar esse conhecimento para oferecer os benefícios que seu cliente deseja e facilitar os negócios que cada cliente pode fazer com você - e apenas com você - à medida que constrói um relacionamento lucrativo e mutuamente benéfico que irá se prolongar pelo século XXI

NORDSTRÖM, Kjell A.; RIDDERSTRALE, Jonas
Funky Business
São Paulo : Makron Books, 2001
Funky Business adverte: o novo mundo é diferente! Esqueçam a velha ordem mundial! Esqueçam tudo que aprenderam até ontem! A realidade revolucionária é que 1,3 kg de cérebro contém a chave do futuro. A vantagem competitiva está em ser diferente. Hoje, a única coisa que faz o capital se movimentar é o talento. Sendo assim, não podemos conduzir os negócios da maneira usual - precisamos de funky business! A tecnologia, as instituições e os valores estão sendo subvertidos e derrubados. São tríade, os condutores interligados da mudança, transformando-se e criando uma aldeia global, de turbulência, tribos e fusão. Goste ou não, estamos todos condenados à liberdade - a liberdade de escolha. Os condutores estão modelando e mudando a maneira de a sociedade operar. O comportamento social, as expectativas e os sistemas estão passando por abalos sísmicos. A sociedade está se reestruturando e formando tribos, à medida que os excessos se tornam um modo de vida... e de fazer negócios. Somente aqueles com fórmulas exclusivas sobreviverão. Uma outra área em que as mudanças são mais radicais é entre as grandes instituições de nossa era: as corporações. A complacência corporativa de antigamente cedeu lugar à insegurança e ao medo. Então, como as organizações emergentes serão diferentes daquelas que as precederam? E onde fica o humilde ser humano dentro desse contexto? Entre o turbilhão de mudanças, as pessoas estão buscando o entendimento, o significado, o desenvolvimento, as habilidades e o insight. Sendo assim, como você deveria guiar os outros e orientar a sua própria vida? O futuro funky está aqui e depende por completo de você. Funky Business é um livro essencial para quem pretende aprender a linguagem e os segredos da nova economia. O que você precisa fazer hoje e amanhã para prosperar no novo mundo? Alberto Alessi, Steve Jobs, Richard Branson e Jorma Ollila já estão fazendo. Eles estão explorando o último tabu: competir na arena dos sentimentos e da fantasia. Prepare-se o e(mocional) - commerce!

O'BRIEN, James A.
Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet
São Paulo : Saraiva, 2001
Este livro tem por objetivo permitir aos estudantes e leitores em geral que, atuando como profissionais, compreendem, utilizem e gerenciem a teconologia da informacao para revitalizacao e aprefeicoamento dos processos de tomada de decisao

O'CONNELL, Brian
B2B.COM: Ganhando dinheiro no e-Commerce Business-to-Business
São Paulo : Makron Books, 2001
Revolucione seu modelo de negócios por meio de uma perfeita integração do comércio eletrônico business-to-business em todos os setores de sua empresa! O B2B agiliza o dia-a-dia das empresas que utilizam a Internet como uma rede global para se conectar e interagir com funcionários, clientes, fornecedores, vendedores e parceiros. Ele proporciona um aumento de velocidade e eficiência que facilita o contato entre as empresas e seus parceiros de negócios, aumentando incrivelmente os lucros! O comércio eletrônico business-to-business está presente em quase todas as empresas que fazem negócios pela Internet e aquelas que enveredaram pelo caminho do B2B NÃO estão olhando para trás! Mas quem são os novos poderosos intermediários do mercado B2B? Como eles estão usando as novas aplicações de e-business para cortar custos e melhorar seus lucros? Como são os seus premiados Web sites? E o que está para acontecer no futuro? B2B.com fornece uma inestimável perspectiva da área de maior crescimento na revolução do comércio eletrônico. Mostra o que funciona, o que não funciona e em que você pode apostar no futuro. Apresenta dicas e truques de numerosos especialistas deste segmento, mostrando como participar desta oportunidade do B2B e também: Como montar um Web site; Os sites B2B mais quentes; Como fazer o marketing do seu e-business; Como utilizar B2B para criar valor agregado em parceria com seus fornecedores, parceiros, clientes, empregados e muito mais

OLIVER, Richard W.
Como serão as coisas no futuro
Negócio Editora
Como serão as coisas no futuro é uma visão audaciosa e prescritiva do futuro dos negócios e das estratégias necessárias para a evolução. O autor apresenta, com rara clareza, como eram as coisas no passado, discutindo os principais acontecimentos que culminaram na aldeia global. Com uma perspectiva formada ao longo de 30 anos de experiência empresarial e acadêmica, ele nos abre os olhos para como serão as coisas no futuro - a nova forma dos negócios, na medida em que as nova tecnologias e a globalização atingem o seu ápice, e o surgimento do "Consumidor do Século XXI", que acabou com os mercados tradicionais. O brilhantismo de Como serão as coisas no futuro se deve meramente ao fato de captar o nosso caleidoscópico mundo dos negócios, mas a demonstrar como manter-se no topo do mesmo. Amplo em termos de abrangência e rico em táticas especificas para o sucesso, Como serão as coisas no futuro pode ser mais atormentadora leitura sobre negócios desta década

PAESANI, Liliana Minardi
Direito e Internet
São Paulo: Atlas, 2000
No âmbito da história da comunicação, a Internet representa a fase mais avançada de um processo tecnológico que abre uma estrada nova para o Direito. As numerosas aplicações que a informática colocou à disposição do Direito permitiram reduzir sensivelmente o tradicional ceticismo do jurista em relação às novas tecnologias. Este livro dedica especial atenção à censura, à tutela do direito do autor e à proteção da privacidade na Internet. Constata-se que a invasão da privacidade pode resultar em uma autêntica desqualificação da informação. As mídias impressa e eletrônica não têm sabido captar os sinais de uma demanda reprimida de qualidade informativa. E a qualidade é a primeira exigência da ética. Foi incluído nos anexos, em tradução não oficial, um moderno código de auto-regulamentação dos serviços na Internet. Conclui-se alertando que a sociedade telemática, da informação acessível a todos, pode gerar um processo de unificação da sociedade humana ou um processo oposto, de diferenciação entre os que podem participar e os que estão excluídos da revolução informática

PATEL, Keyur; McCARTHY, Mary Pat
Transformação digital: Visões estratégicas para a liderança em e-business
São Paulo : Makron Books, 2001
Os visionários da Cisco, CMGI, Priceline. com e outros grandes vencedores do e-business partilham seus conhecimentos daquilo que é necessário para triunfar na nova economia da Internet. "A transição do mundo de negócios tradicional para o e-business não é fácil. Você precisa de um bom mapa e de um guia experiente. Você não encontrará um companheiro de viagem melhor do que Transformação digital." - Michael D. Capellas, presidente e CEO da Compaq Computer Corporation Com o sucesso espetacular dos pioneiros do e-business como a Cisco, a Priceline.com e a CMGI, não pode mais haver dúvida de que o futuro das empresas encontra-se inextricavelmente vinculado à Internet. Contudo muitos executivos ainda buscam respostas concretas do que é preciso fazer para vencer na economia da Internet e conduzir uma transição bem-sucedida para o e-business. Escrito por importantes estrategistas de e-business da KPMG e KPMG Consulting, Transformação Digital fornece respostas para questões como: * Até que grau a Internet deve se tornar parte de nossa organização? * Devemos focalizar nossas iniciativas de e-business nas atividades business-to-business ou business-to-consumer? * De que modo nossos processos empresariais receberão o impacto de uma transformação digital? * Como podemos alinhar nossa empresa para apoiar nossos principais pontos fortes? * Nosso e-business deve ser administrado no âmbito da empresa ou considerado como entidade autônoma? O texto baseia-se, em grande parte, nas observações e visões de executivos e empreendedores que têm seus nomes ligados a experiências bem marcadas na Internet , além de relatar visão de sumidades do setor. Com o auxílio de muitos casos esclarecedores, o texto mostra por que empresas como a Cisco, a Intel e a Microsoft têm sido tão bem-sucedidas em aproveitar o poder da Internet enquanto outras não tiveram sucesso. Acima de tudo, a mensagem transmitida com maior ênfase e clareza em todo o texto deste livro é que o sucesso hoje e nos anos vindouros depende de um grande compromisso com a transformação digital, por meio da qual os processos operacionais de uma empresa são definidos pelo cliente e efetivados pela tecnologia. Leitura obrigatória para executivos em todos os setores empresariais

PEPPERS, Don; ROGERS, Martha
Empresa 1:1
Rio de Janeiro : Campus, 1999
O livro explica que tipos de estratégias são aplicáveis a quais tipos de empresas e sob quais circunstâncias - de carros a cartões de crédito, confecções a lavanderias, companhias telefônicas a revendedores de computadores. Montadoras, supermercados, administradoras de cartões de crédito e butiques podem competir agora sob regras novas e ousadas. Os leitores poderão saber como: melhorar a retenção de clientes de forma excepcional; proteger e aumentar a sua margem por unidade; criar mercados inteiramente novos de clientes individuais, com diferentes necessidades;fazer a transição para a Era da Interatividade, com vantagens das novas tecnologias

PEPPERS, Don; ROGERS, Martha
One to one - B2B: Estratégia de desenvolvimento de clientes para o mundo business-to-business
Rio de Janeiro : Campus, 2001
One to One B2B é um livro que apresenta um conjunto de ferramentas para a criação de relacionamentos mais profundos entre empresas e clientes. O livro mostra como aplicar os princípios do marketing um a um às tarefas com que as organizações se deparam ao terem como clientes outras empresas. Através do exemplo de cinco organizações, os autores mostram o impacto das tecnologias interativas no relacionamento entre empresas business-to-business. O livro discute a teoria básica do marketing um a um, ou gerência do relacionamento com os clientes, e como essa teoria deve ser aplicada especificamente a situações de B2B. Em seguida os autores analisam os programas de gerência de cinco organizações de business-to-business: Dell Computer, Bentley Systems, Convergys, Novartis CP e LifeWay Christian Resources

RIES, Al; RIES, Laura
As 11 consagradas leis de marcas na internet
São Paulo : Makron Books, 2001
As 11 razões para ignorarmos este livro sobre a Internet: 11. A Internet não passa de uma "onda" do Século XXI. 10. A Internet é apenas uma outra mídia, como a televisão. 9. Estamos atarefados demais mudando nossa marca comercial para todos os mercados abertos pela Internet. 8. A pressa é inimiga da perfeição. Não vamos nos lançar na Internet com muita pressa. 7. O mercado global é algo que não merece nossa preocupação, uma vez que os negócios estão indo bem. 6. Não podemos arcar com a perda de dinheiro e obtermos sua recuperação em receitas oriundas de propaganda. 5. Por que motivo a pressa, se sempre haverá espaço para uma marca comercial? 4. O nome não importa. O que conta é colocar o site em operação. 3. Estamos com sorte. Conseguimos captar o nome da categoria. 2. Não precisamos de ajuda, apenas precisamos colocar nossa relação de produtos e serviços na Web. 1. Temos o melhor nome comercial em nosso tipo de negócio e vamos utilizá-lo em nosso site.
As 11 razões pelas quais você deve ler este livro: 11. Esqueça isso. A Internet não é uma moda passageira, ela transformará sua marca comercial quer você tenha ou não, um site Web. 10. Cada meio é diferente. A Internet não atuará como a televisão, e não se parecerá ou funcionará como ela. 9. Um grande erro. Você deveria pensar em "contrair" suas marcas e não expandi-las. 8. Há duas espécies de marcas na internet: as rápidas e as lentas - ou você se move rapidamente, ou será malsucedido. 7. Graças à Internet fronteiras arbitrárias entre países vão desaparecer. 6. A Internet não vai se transformar em um veículo importante para propaganda. 5. Na Internet não haverá nenhuma Avis ou Pepsi-Cola; nenhum espaço para segundas marcas poderosas. 4. No mundo real, os nomes são importantes. Na Internet são críticos. 3. Não esteja tão certo. Nomes comuns ou genéricos não darão certo na Internet. 2. O que funciona bem no mundo real não funciona na Internet. 1. Não é uma idéia inteligente se você quiser um negócio na Internet a longo prazo.

RIFKIN, Jeremy
A era do acesso: A transição de mercados convencionais para networks e o nascimento de uma nova economia
São Paulo : Makron Books, 2001
A Era do Acesso aborda a economia hipercapitalista em que fazer e ter propriedades serão coisas do passado. O acesso just-in-time de bens e serviços é a tendência do futuro. Cada vez mais pagaremos para utilizar coisas em vez de sermos os proprietários. Rifkin alega que o capitalismo está terminando e, no futuro, iremos pagar pelo acesso a bens e serviços, tais como, informações, entretenimento, hardware, eletrônicos, utensílios e tudo o que pudermos imaginar. Rifkin adverte que quando a cultura em si é absorvida pela economia apenas os vínculos comerciais restarão para manter a sociedade unida

REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França
Tecnologia da Informação
São Paulo: Atlas, 2000
Mostra diversas metodologias consolidadas e modelos aplicados a sistemas de informação (nos níveis operacional, gerencial e estratégico), contribuindo com as empresas nas atividades de desenvolvimento ou de implantação de sistemas, gestão de informações e gerência de informática

SCHWARTZ, Evan I
Darwinismo digital: 7 estratégias inovadoras para sobreviver na implacável economia da web
São Paulo : Makron Books, 2001
Este livro proporciona uma visão inédita do mundo extremamente competitivo do comércio eletrônico e descreve sete estratégias básicas que os negócios na Web devem seguir para sobreviverem em um mercado on-line de vários trilhões de dólares. Através de estudos de casos detalhados de empresas que utilizaram estratégias surpreendentes para conquistar a fidelidade do cliente e ser lucrativas, Schwartz explora as razões do sucesso ou fracasso dos negócios na Web e mostra por que mais negócios tradicionais precisam evoluir juntamente com a Web ou acabarão sendo extintas. Schwartz define necessidades preementes, tais como a fixação da marca on-line, a criação dos melhores pacotes de negócios para seus clientes, recorrendo tanto quanto possível ao marketing de associação. Com suas sete estratégias você tem todas as informações de que necessita para crescer e manter-se um passo adiante da concorrência, quer você esteja lançando um empreendimento na Web, reformulando um empreendimento global ou simplesmente procurando meios criativos de complementar seu atual negócio on-line

SHAPIRO, Carl; VARIAN, Hal R.
A economia da informação: Como os princípios econômicos se aplicam à era da Internet
Rio de Janeiro: Campus, 1999
Os bens da informação – do cinema e da música ao código de software e às cotações das ações – suplantaram os bens industriais como os principais motores dos mercados mundiais. Primeiro livro a destilar os princípios econômicos da informação e das redes em estratégias práticas de negócios, a obra ajuda os líderes empresariais e os fazedores de políticas a tomarem decisões inteligentes sobre seus ativos da informação. O livro apresenta os conceitos econômicos necessários para navegar na economia de redes em evolução e explica como: desenvolver estratégias de fixação de preços que maximizam o valor; planejar linhas de produtos de bens de informação; gerir os direitos da propriedade intelectual; compreender as implicações estratégicas da retenção de clientes e dos custos de troca; reconhecer e explorar a dinâmica do feedback positivo; avaliar as escolhas de compatibilidade e os esforços de padronização; transformar as políticas e a regulamentação governamentais em estratégias

SIEBEL, Thomas M.; HOUSE, Pat
Cyber Rules: Estratégia para a excelência em e-business
São Paulo : Makron Books, 2001
 

SEYBOLD, Patrícia B.; MARSHAK, Ronni T.
Clientes.com: Como criar uma estratégia empresarial para a internet que proporcione lucros reais
São Paulo : Makron.Books, 2000
Este livro é um guia com dicas práticas e bastante específico para todos os que estão no negócio de e-commerce e para aqueles que desejam entender, aprender e entrar. Idéias de como os gigantes da Fortune 500 e outras empresas de menor porte criaram iniciativas de e-commerce que as colocam muito à frente de seus concorrentes. Veja alguns exemplos: A National Semiconductor progrediu enfocando o cliente certo em seu site Web. A Hertz está muito à frente de seus concorrentes em termos de experiência com o cliente. A National Science Foundation agilizou os processos de negócios de seus clientes. A Wells Fargo tem uma ampla visão de seus clientes, proporcionando um único ponto de compras via Web. A iPrint faz com que os clientes projetem seus produtos exatamente como desejam. A Boeing ajuda os clientes a trabalhar mais eficientemente. A Dow Jones ofereceu um serviço personalizado com sua versão eletrônica do The Wall Street Journal. A Tripod fomentou uma vibrante comunidade on-line com mais de um milhão de membros

SPECTOR, Robert
AMAZON.com: Como crescer da noite para o dia - Os bastidores da empresa que mudou o mundo
Rio de Janeiro: Campus, 2000
Este é um relato revelador e não-autorizado da impressionante ascensão da Amazon, a maior livraria virtual do mundo. Robert Spector, jornalista e autor de best-sellers, nos oferece a verdadeira história dos bastidores da criação da empresa, de seu tumultuado presente e de seu futuro incerto. Em conversa com amigos, confidentes, ex- funcionários, rivais, executivos de editoras, analistas da bolsa e capitalistas de risco, Spector vai além da “história oficial” – as declarações loquazes e pasteurizadas que Jeffrey Bezos, dono da Amazon, faz à imprensa – e apresenta detalhes inéditos dos fatos reais do início da empresa, das inovações, dos métodos e das estratégias de administração e sua visão de futuro

STERNE, Jim
Marketing na Web: Integrando a Web à sua estratégia de marketing
Rio de Janeiro : Campus, 2000
A Internet pode ser colocada em uso de várias maneiras num ambiente de negócios. Algumas empresas se beneficiarão mais por utilizarem esta nova ferramenta de comunicação para vendas diretas. Outras perceberão uma redução direta no custo do seu atendimento ao cliente. E outros ainda enxergarão a Web como uma oportunidade para criar e vender serviços completamente novos. Este livro mostra de que maneira os negócios encontrarão usos para a comunicação eletrônica através da Internet

STERNE, Jim; PRIORE, Anthony
e-Mail marketing: Um guia passo a passo sobre como usar o e-mail de permissão para estabelecer e manter relações duradouras com os clientes
São Paulo : Makron Books, 2001
O e-mail é a ferramenta mais poderosa para o marketing, fixação de marca, resposta direta e construção de relacionamentos com o cliente. É barato, fácil de usar e quase todo mundo na Internet tem seu próprio endereço eletrônico. O único problema é que nem todo mundo sabe como usá-lo corretamente. Enviar um e-mail indesejado não só desencoraja clientes potenciais, como também pode danificar a sua marca e a sua reputação. Escrito pelos peritos em marketing direto na Internet e em marketing por e-mail de permissão, este livro traz até você as últimas estratégias em e-mail para ajudá-lo a melhorar incrivelmente o seu índice de respostas e estabelecer relacionamentos duradouros com os clientes. Os autores abordam o que é o marketing por e-mail e como ele pode ser usado para atingir um maior número de pessoas a um custo mais baixo. Você descobrirá o que é certo e o que é errado na criação de uma estratégia de marketing por e-mail eficaz e como ela pode desempenhar um papel importante junto a seus clientes. Inclui também valiosos exemplos que o ajudarão a começar imediatamente! Este livro o conduz passo a passo através do processo de criação de uma campanha de marketing por e-mail de permissão bem-sucedida. Com ele, você aprenderá a: Desenvolver uma estratégia de campanha; Escrever uma obra-prima do e-mail; Atingir o seu público-alvo; Valorizar uma campanha para obter um índice de resposta mais alto; Medir o sucesso de estratégias de marketing por e-mail; Anunciar no boletim eletrônico de outras pessoas; Criar o seu próprio grupo de discussão

TERRA, José Cláudio Cyrineu
Gestão do conhecimento
São Paulo : Negócio Editora, 2000
Este livro discute casos praticos e mostra caminhos e formas inovadoras e criativas de organizacao que permitem um folego novo as empresas e dao base para o crescimento sustentado
Hoje o conhecimento não pode mais estar restrito a círculos acadêmicos e culturais: ele precisa estar nas atividades empresariais e comerciais. Ainda que os puristas protestem, o conhecimento invade o mundo comercial e passa a ser a única alternativa para o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, das nações. Tudo isso se potencializa no caso do Brasil, pois não podemos nos dar ao luxo de não tomar certos atalhos ao crescimento; nosso problemas sociais são enormes e só com desenvolvimento de nossa economia a solução deles pode ser equacionada. Independentemente de resultados da economia da Internet, essa ordem econômica nunca alterará o mundo dos negócios e a máquina nunca será mais valiosa do que o homem. As pessoas terão de ser mais criativas, participativas, envolvidas e determinantes de seu futuro. Este livro discute casos práticos e mostra caminhos e formas criativas e inovadores de organização que permitem um fôlego novo às empresas e dão base para o crescimento sustentado. É uma leitura fundamental

TAPSCOTT, Don; TICOLL, David; LOWY, Alex
Capital digital: Dominando o poder das redes de negócios
São Paulo : Makron Books, 2001
A corporação da era industrial está desmoronando. A Web é a nova forma de criação de riqueza e o capital digital é a nova base dessa riqueza. Empresas como a SCHWAB, eBAY, CISCO, MP3, LINUX e outras transformaram as regras da competição quase da noite para o dia. Surpreenderam e encantaram os clientes agindo com parcerias que lhes permitiram moverem-se veloz, forte e agilmente. Equipes de inovadores foram os pioneiros das business webs ou b-webs -, a nova plataforma para a concorrência no século 21. B-webs, redes de parceria de produtores, provedores de serviços, fornecedores, empresas de infra-estrutura e clientes interligados através de canais digitais - estão destruindo a empresa como a conhecemos e gerando riqueza de maneiras totalmente novas. Em Capital Digital, Don Tapscott, David Ticoll e Alex Lowy, descrevem e explicam o fenômeno das b-webs. Utilizando uma pesquisa que durou três anos e que custou vários milhões de dólares os autores esclarecem os cinco tipos distintos de b-webs atualmente em ação: Ágoras, Agregações, Cadeias de Valor, Alianças e Redes Distributivas. Pontuando sua análise com um rico conjunto de estudos de casos, eles oferecem o guia definitivo para a inovação do modelo de negócio na economia digital. O livro inclui: · As verdades por trás de sucessos como os da eBay, Cisco, Linux, Schwab e Priceline; · O posicionamento e a análise de b-webs como Webvan, OptiMark, AT&T Solutions e Enron; · Um processo passo a passo para o desenvolvimento de uma estratégia de b-web; · Uma nova abordagem para maximizar a eficácia organizacional em um ambiente multi-empresa; · O "A, B, C, D, E" do marketing - herdeiro dos "quatro Ps" da era industrial; · Diretrizes para decidir entre contratar, comprar, ou fazer parceria; · Uma nova forma de visualizar o mercado de ações

TREPPER, Charles
Estratégias do e-commerce
Rio de Janeiro: Campus, 2001
O comércio eletrônico pode ajudar as empresas a eliminarem barreiras de comunicação entre clientes, parceiros de negócios e funcionários e a se adaptarem facilmente a uma paisagem competitiva onde as mudanças são constantes. Este livro apresenta resumos e análises dos pontos mais importantes do e-commerce, além de estudos de caso e objetivos quantificáveis das implementações bem-sucedidas do comércio eletrônico que aumentam a produtividade, aceleram os ciclos dos pedidos e reduzem os custos de produção. Entre outros itens, a obra mostra como: Justificar a implementação de uma solução de e-commerce para acelerar os processos decisórios e melhorar a comunicação com clientes e parceiros de negócios; Separar mito de realidade no comércio eletrônico e aprender a sobreviver às suas armadilhas; Descobrir diversos tipos de soluções de e-commerce e selecionar as mais adequadas à sua empresa; Descobrir como julgar o sucesso de uma solução de e-commerce; Escolher os elementos tecnológicos e as melhores práticas capazes de ajudar a implementar uma solução de e-commerce bem-sucedida na empresa

TSCHOHL, John
e-Service devore ou seja devorado: Velocidade, tecnologia e definição de preços
São Paulo : Makron Books, 2001
Comércio eletrônico é um grande negócio - e torna-se maior a cada dia. Os especialistas antecipam que 490 milhões de pessoas em todo o mundo terão acesso à Internet até 2002. E até 2004, espera-se que o comércio na Web atinja US$184 bilhões. Neste livro, John Tschohl diz como entrar nesse negócio. Desde a contratação de profissionais que conduzirão seus negócios de comércio eletrônico até o desenvolvimento e implementação da estratégia de serviços, Tschohl compartilha pensamentos valiosos que irão colocar sua empresa na trilha do sucesso. Se você vende produtos ou serviços pela Internet ou planeja iniciar uma operação no ciberespaço, você não pode deixar de ler este livro. Tschohl vale-se de sua vasta experiência e conhecimentos em serviços ao cliente e compartilha informações para garantir que os seus clientes voltem - e gastem mais dinheiro. A Internet cresce mais rápido do que todas as outras tecnologias que a precederam. Dependendo do nível de serviços que você oferece com essa maravilhosa ferramenta, ela pode fazer com que suas vendas subam rapidamente ou caiam subitamente. Tschohl mostra como o e-Service - Velocidade, Tecnologia e Definição de Preços pode formar uma combinação vitoriosa que impulsionará seu negócio

TURBAN, Efraim;LEE, Jae; KING, David et all.
Eletronic Commerce 2002: a managerial perspective.
Pearson Education, 2002
This easy-to-read book describes what electronic commerce is: how it is being conducted and managed; and its major opportunities, limitations, issues, and risks. A blend of theory and practical applications integrates an up-to-date handbook structured around the notion that EC applications require certain technological infrastructures and other support mechanisms. Its six-part organization covers: the fundamentals and technology of EC, Internet marketing, business-to-business, other models and applications, system development and security, and implementing EC. For managers and professional people in any functional area of the business world

VENETIANER, Tom
Como vender seu peixe na Internet
Rio de Janeiro : Campus, 1999
Os recursos oferecidos para atividades de marketing eletrônico têm se modificado com enorme rapidez. A Web cresceu a uma velocidade inimaginável e muda a todo instante. Uma das características do marketing online bem-sucedido deriva de ações modificadas com grande freqüência e agilidade. É disto que trata o livro - como se manter atualizado com este mercado na Internet - e o autor procura vincular todas as etapas do processo de marketing convencional às atividades de marketing online. Entre os tópicos abordados se incluem: análise das oportunidades mercadológicas; conteúdo de valor; o novo ambiente mercadológico; o poder mercadológico do correio eletrônico; a teia mundial; fundamentos do comércio eletrônico

ZEFF, Robbin; ARONSON, Brad
Publicidade da Internet
Rio de Janeiro : Campus
Esta segunda edição atualizada do guia best-seller sobre publicidade on-line é uma leitura obrigatória para qualquer um que deseja aproveitar a mais importante mídia nova desde a televisão. Sendo uma cartilha completa sobre a publicidade on-line para negócios de qualquer porte, o livro aborda questões cruciais, novas tendências quentes e as tecnologias mais eficazes em propaganda na Internet

ZENONE, Luiz Cláudio (coord.)
Customer Relationship Management (CRM)
São Paulo: Atlas, 2001
A famosa "arte de manter o cliente satisfeito" está obrigando o marketing a conviver com a informática e entender o processo organizacional. Essa a razão de ser do Customer relationship management (CRM), que é a união dos avanços da tecnologia que permitem analisar e avaliar a Base de Dados com o novo pensar em marketing, possibilitando o tão sonhado atendimento personalizado, ou seja, "fidelizar clientelas". Para desenvolver este livro, reuniram-se alguns dos maiores especialistas no assunto. Por meio de uma coletânea de textos e, principalmente, de idéias e experiências, cada autor leva o leitor a compreender o conceito CRM na perspectiva de um cenário atual e de uma visão brasileira. Abordam-se os seguintes tópicos: CRM em um cenário de mudanças, relacionamento com os clientes externos, internos e estratégias de comunicação com o mercado, fator humano no CRM - alavancagem do sucesso, CRM - impactos na cultura organizacional, prática do CRM em mercados corporativos. Completam ainda a obra glossários, com siglas e recursos: CRM e linguagem Internet
Webmaster: webmaster@bogari.com.br
Copyright © 2001 Bogari Consultoria Gestão e Negócios Ltda.
Última atualização: 06 de Junho de 2001